NUTRIÇÃO ESTÉTICA FUNCIONAL
Nutrição Estética e Funcional
A nutrição estética é uma área recente que visa auxiliar o indivíduo a alcançar seus objetivos estéticos relacionados a melhora da composição corporal, rejuvenescimento da pele, combater a celulite e dar mais vida aos cabelos através de alimentos funcionais.
Conceito da Nutrição Estética:
“Profissional que aplica a ciência da nutrição com o objetivo de tratar ou atenuar o envelhecimento cutâneo, a acne, o excesso de peso, a celulite, a flacidez cutânea ou muscular e carências ou deficiências das unhas e dos cabelos, através de uma alimentação específica, visando melhorar a saúde e a autoestima dos indivíduos.” (Petter A. S., 2009)
O Foco do Nutricionista Estético:
-
Pele e Envelhecimento Cutâneo
-
Saúde das Unhas e Cabelos
-
Desarmonia Corporal
PELE E ENVELHECIMENTO
ACNE
A alimentação pode contribuir para reduzir os efeitos metabólicos da Hiperinsulinemia e hiperglicemia por meio da manutenção da glicose, aumento da sensibilidade à insulina, reduzir a inflamação e modular a secreção hormonal, tudo isso favorece a melhora da pele e previne as indesejadas acnes.
Uma dieta de baixa carga glicêmica melhora os parâmetros bioquímicos relacionados à acne.
Acne –Alimentação European Journal of Clinical Nutrition, 2013
Hoje em dia sabe-se que uma alimentação equilibrada em carboidratos de baixo índice glicêmico, redução no consumo de leite e derivados, rica em fibras, e rica em alimentos contendo vitaminas A, C, E, B, Ômega 3 e Zinco auxiliarão e muito o combate as acnes.
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
A dieta ocidental com predomínio de produtos industrializados, alta densidade calórica, alto teor de sódio e gorduras (saturadas e trans), além do baixo teor de fibras, vitaminas e minerais é chamada Dieta Pró-Oxidante e leva ao envelhecimento precoce.
Os antioxidantes são capazes de diminuir ou bloquear as reações de oxidação induzidas pelos radicais livres. Uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes, além de retardar os efeitos do envelhecimento, melhora o aspecto da pele.
CELULITE
Há relatos na literatura que uma dieta rica em gorduras e carboidratos ou mesmo o baixo consumo hídrico e excessivo consumo de sal agravam o quadro micro circulatório com aumento da resistência capilar, causando a celulite.
A dietoterapia, neste caso, tem como objetivo:
- Redução do tecido adiposo
- Regulação do trânsito intestinal
- Diminuição da retenção hídrica.
-
A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras.
-
Substituição CHO simples pelos complexos (integrais);
-
Fibras insolúveis não favorecem a reabsorção do estrógeno na forma ativa.
-
A perda de peso também pode ser interessante para estes casos, porém ela deve acontecer de forma lenta para não agravar o problema.
CABELOS E UNHAS
Uma alimentação inadequada está diretamente relacionada com o crescimento, estrutura e cor dos cabelos. Dietas restritivas que visam emagrecimento rápido podem ter um alto impacto na saúde dos cabelos e unhas.
Veja abaixo alguns nutrientes relacionados aos cabelos e unhas:
-
Vitamina A
-
Vitamina C
-
Vitaminas do Complexo B
-
Minerais (zinco, ferro)
-
Omega 3
OBESIDADE
“Doença crônica não transmissível caracterizada pelo acúmulo excessivo de energia, sob a forma de triglicerídeos, no tecido adiposo distribuído pelo corpo, de tal significado que gera prejuízos a saúde do indivíduo”
A causa da obesidade é multifatorial e inclui hereditariedade, doenças neuroendócrinas, alterações hormonais, medicamentos, fatores emocionais e hábitos de vida. Este último que inclui sedentarismo e maus hábitos alimentares é o responsável por 60% dos casos de obesidade e sobrepeso.
A alimentação rica em gorduras (saturadas e trans), carboidrato refinado e açúcar refinado e pobre em fibras, carboidratos complexos e frutas, verduras e legumes está fortemente associado a obesidade.